Implante Dentário: tudo que você precisa saber

Procedimento é responsável por resgatar a função mastigatório e devolver a qualidade de vida ao paciente

O implante dentário é um procedimento cirúrgico odontológico indicado para pacientes com perdas totais ou parciais de dentes.

Portanto, é um procedimento recomendado para melhorar a saúde bucal, devolver a autoestima e resgatar a qualidade de vida.

Sendo assim, pacientes que, por alguma condição, nasceram sem dentes, tiveram dentes extraídos ou perderam dentes por conta de acidentes, podem se beneficiar do procedimento. 

Como funciona?

Primeiramente, o implante dentário constitui na fixação de uma prótese dentária permanente, onde pinos de titânio, fixados aos ossos por meio de um procedimento cirúrgico, são utilizados para substituir a raiz do dente. 

Após a cirurgia, um dente provisório é colocado até a cicatrização, para depois ser substituído por um dente definitivo. 

Sendo assim, recomenda-se a realização d procedimento, o mais rápido possível, para evitar que o osso do organismo seja absorvido pelo organismo.

Benefícios 

Se engana quem pensa que o implante dentário é um procedimento puramente estético. 

Dentre os benefícios do implante dentário, pode-se citar:

  • Devolve a função mastigatória; 
  • Traz maior conforto ao paciente; 
  • Suporte estável, portanto não fica mudando de posição na boca como as próteses removíveis; 
  • Melhora na função da fala; 
  • É de fácil higienização; 
  • Não é um procedimento doloroso;
  • E enfim, contribui para uma melhora na estética e devolve a autoestima ao paciente; 

Fases

O procedimento dos implantes dentários possui três fases distintas: diagnóstico ou análise, fase cirúrgica e fase protética.

Diagnóstico ou análise

Etapa de realização de exames, de análise e avaliação do histórico, quadro clínico e estrutura óssea do paciente;

Fase Cirúrgica 

É a fase onde ocorre a instalação dos pinos de titânio nos ossos dos maxilares. Portanto, esses pinos irão sofrer um processo chamado de osseointegração, onde um osso será formado pelo organismo na superfície do implante, conectando-o. 

Até a cicatrização total, um dente provisório é colocado.

Fase Protética

É a etapa onde, finalmente, o dente definitivo será colocado. 

Sendo assim, nesta etapa, dentistas e protéticos irão confeccionar  a prótese a partir de um molde e instalar o dente definitivo no pino do implante.

Tipos de implantes 

Unitário simples

Recomenda-se para casos em que há a ausência de apenas um dente ou poucos, porém não sequenciais.

Duplo 

Quando ocorre perda de grande parte dos dentes, onde há a necessidade de mais de um pino para a sustentação da prótese total.

Overdenture

Funciona como uma espécie de prótese total e removível sobre os implantes e funciona como uma dentadura, conectada aos pinos.

Portanto, é uma opção que garante segurança na hora de mastigar e facilita na higienização, por ser removível.

Materiais

Titânio

Material mais utilizado por ser leve e resistente a corrosão pela ação da saliva.

Cerâmica

O pino de cerâmica apresenta coloração semelhante à natural dos dentes, são bastante resistentes, não oxidam e oferecem máximo conforto.

Pós-Operatório 

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, existem certos cuidados no pós-operatório para que a recuperação ocorra da melhor maneira possível. Por isso, recomenda-se que durante o pós-operatório:

  • Faça-se repouso absoluto;
  • Dormir com a cabeça alta; 
  • Não praticar exercícios físicos até liberação médica; 
  • Não se expor ao sol; 
  • Evitar falar muito; 
  • Não realizar bochechos; 
  • Evitar alimentos duros ou quente; 
  • Manter uma dieta fria e pastosa. 

Contra indicações 

Por fim, por tratar-se de um procedimento com intervenção cirúrgica, existem algumas contra indicações. 

O implante dentário é contra indicado para pacientes:

  • Com doenças periodontais e gengivas inflamadas; 
  • Crianças e jovens em fase de formação óssea; 
  • Fumantes; 
  • Que fazem uso de bifosfonato, componente presente em medicamentos para tratamento de osteoporose, doença de Paget e neoplasias; 
  • Diagnosticados com diabetes ou doenças crônicas.

Assim, o ideal é que, como qualquer tipo de procedimento ou tratamento odontológico, agende-se uma consulta com um especialista para se discutir os prós e contras e realizar uma avaliação do quadro clínico.

Portanto, se você sofre com a perda total ou parcial dos dentes e se interessou pelo procedimento de implante dentário, que tal realizar um agendamento para tirar todas as suas dúvidas com um de nossos especialistas?

Blog Relacionados

É um fato conhecido de todos que um leitor se distrairá com o conteúdo
de texto legível de uma página quando estiver examinando sua diagramação.

Check Up Preventivo Digital: o que é e como funciona
Check Up Preventivo Digital: o que é e como funciona

Descubra mais sobre o exame capaz de prevenir doenças bucais com precisão Com o avanço da tecnologia e suas constantes evoluções, a medicina odontológica tem se beneficiado cada vez mais, expandindo esses benefícios e vantagens para os pacientes. Um desses benefícios vem na forma do Check-up Preventivo digital. Uma maneira prática, segura e confortável, o Check-Up […]

Ler Mais
5 fatores que diferem o Invisalign dos Aparelhos Ortodônticos Convencionais
5 fatores que diferem o Invisalign dos Aparelhos Ortodônticos Convencionais

Conheça características que destacam o Invisalign na hora da escolha por tratamentos ortodônticos. Se você acompanha nosso blog ou está à procura por tratamentos ortodônticos, provavelmente já se deparou com os alinhadores invisíveis, ou Invisalign, em muitos lugares. Esse novo aparelho ortodôntico tem ganhado o coração de especialistas e pacientes, revolucionando o mundo odontológico. Mas […]

Ler Mais
Cuidados com a saúde bucal no inverno
Cuidados com a saúde bucal no inverno

Dias mais frios exigem atenção e cuidados específicos na hora de manter a saúde bucal Assim como doenças sazonais, o inverno também pode trazer alguns problemas para a sua saúde bucal! Lábios rachados, sensação de garganta seca e sensibilidade são apenas algumas das queixas comuns feitas entre pacientes, em dias mais frios.  Por isso, no […]

Ler Mais
O que é o Escaneamento?
O que é o Escaneamento?

Conheça o equipamento que revolucionou a odontologia Cada vez as inovações tecnológicas permitem transformar procedimentos e tratamentos, antes desconfortáveis e dolorosos, em experiências agradáveis. O escaneamento é uma dessas evoluções. Portanto, o que antes tomava horas de pacientes e dentistas, hoje se resolve em apenas alguns minutos.  O escaneamento garante maior praticidade e otimização de tempo […]

Ler Mais
Saúde Bucal na Infância
Saúde Bucal na Infância

Entenda a importância de incentivar desde cedo os cuidados com a saúde bucal das crianças A higiene e os cuidados com a saúde bucal são de extrema importância em todas as fases da vida mas, durante a infância, deve se incentivar estes hábitos com maior frequência! Isto ocorre porque durante a infância, a capacidade para […]

Ler Mais
Implante Dentário: tudo que você precisa saber
Implante Dentário: tudo que você precisa saber

Procedimento é responsável por resgatar a função mastigatório e devolver a qualidade de vida ao paciente O implante dentário é um procedimento cirúrgico odontológico indicado para pacientes com perdas totais ou parciais de dentes. Portanto, é um procedimento recomendado para melhorar a saúde bucal, devolver a autoestima e resgatar a qualidade de vida. Sendo assim, […]

Ler Mais
A importância de uma boa saúde bucal durante a Pandemia
A importância de uma boa saúde bucal durante a Pandemia

Manter a saúde bucal em dia é passo fundamental para manutenção da imunidade Todo mundo sabe que uma higienização correta, consumo de alimentos saudáveis e visitas constantes ao dentista são práticas essenciais para manter a saúde bucal em dia! No entanto, ao tratar-se da Pandemia de Covid-19, os cuidados com a saúde dos dentes, gengivas […]

Ler Mais
Invisalign: conheça mais sobre o tratamento
Invisalign: conheça mais sobre o tratamento

Elaborado com tecnologia de ponta, o Invisalign produz resultados positivos em tempos menores do que tratamentos ortodônticos convencionais. Você provavelmente já ouviu falar ou se deparou com o termo “Invisalign”. Revolucionário e moderno, o Invisalign tem feito à cabeça de vários pacientes e especialistas na área da odontologia. Toda essa comoção, no entanto, não é […]

Ler Mais
Entenda como funciona a Odontologia do Sono
Entenda como funciona a Odontologia do Sono

Você dorme bem? Acorda com cansaço muscular facial? Ronca ou sente falta de ar enquanto dorme? Cansado de acabar com o sono da(o) sua (seu) parceira(o)? Indicaremos o caminho!

Ler Mais
Bichectomia: vantagens e desvantagens
Bichectomia: vantagens e desvantagens

Assim como em todas as cirurgias, a Bichectomia envolve riscos e deve ser muito bem indicada

Ler Mais

Receba Nossa Newsletter

Preencha o cadastro abaixo e marque quais conteúdos produzidos pela Thuller Odontologia você deseja receber por e-mail (Odontopediatria, Clínica Geral, Odontologia, Estética, Implantes Dentários e Ortodontia).