Entenda como funciona a Odontologia do Sono

A Odontologia do Sono é uma área da odontologia que permite  o dentista atuar em tratamentos que controlam distúrbios relacionados à problemas respiratórios durante o sono, tais como o ronco e apneia (bloqueio do fluxo de ar para os pulmões), síndrome da resistência das vias aéreas superiores e os distúrbios do sono que estão relacionados ao sistema mastigatório (por exemplo o Bruxismo e apertamento dental) que, também, ocorrem durante o sono.

Todos sabemos da importância de uma boa qualidade de sono. Este quesito é fundamental para a qualidade de vida e bem-estar. Por isso é tão necessário o entendimento sobre este assunto. A apneia é caracterizada por interrupções temporárias na entrada de oxigênio durante o sono. Isso acontece porque os músculos da parte de trás da boca relaxam, bloqueando a garganta e a passagem de ar. Imagine que todas as noites, enquanto você dorme, um sujeito vem e o acorda até 35 vezes a cada hora?

Os dentistas da área do sono trabalham de forma multidisciplinar para melhor tratarem cada caso. Alguns pacientes irão precisar das orientações do nutricionista, outros do fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista, alguns do cardiologista e outros dos dentistas. Há evidências científicas que relacionam o ronco e apneia a doenças como: estresse, depressão, doenças cardíacas, aumento da pressão arterial, osteoporose. Todas elas abalando a audição e prejudicando os dentes.

Os tratamentos odontológicos, na maioria das vezes, são recomendados para apneias leves e moderadas. O uso de aparelhos intraorais é indispensável. Quando utilizados, promovem o avanço da mandíbula, favorecendo a passagem do fluxo aéreo. Os aparelhos intraorais muitas vezes são associados a medicações para o auxílio.

Os dentistas trabalham com pacientes desde a infância e adolescência, prevenindo dificuldades respiratórias e do sono, iniciando de forma preventiva, com intervenções ortopédicas faciais e ortodônticas. Se iniciado o tratamento ainda cedo, podemos prevenir que estes quadros ocorram na fase adulta.

O papel da odontologia nos cuidados com estes distúrbios é buscar a melhor maneira de assegurar qualidade de vida ao paciente que sofre do problema. Além do acompanhamento profissional, algumas mudanças de hábitos necessários para contribuir com o resultado positivo, sendo eles: perda de peso, não dormir em posição supina (de barriga para cima), não fumar, evitar bebidas alcóolicas, evitar alimentos muito energéticos ou pesados, à noite, e até mesmo o uso de celulares e tablets antes de dormir.

De qualquer forma o mais importante é buscar uma forma de resolver esse problema, pois um sono ruim acumulado de forma frequente com certeza trará grandes prejuízos à sua saúde e isso está claramente ligado à sua qualidade de vida.

Pesquisar

Categorias Blog

Blog Relacionados

É um fato conhecido de todos que um leitor se distrairá com o conteúdo
de texto legível de uma página quando estiver examinando sua diagramação.

Invisalign: conheça mais sobre o tratamento
Invisalign: conheça mais sobre o tratamento

Elaborado com tecnologia de ponta, o Invisalign produz resultados positivos em tempos menores do que tratamentos ortodônticos convencionais. Você provavelmente já ouviu falar ou se deparou com o termo “Invisalign”. Revolucionário e moderno, o Invisalign tem feito à cabeça de vários pacientes e especialistas na área da odontologia. Toda essa comoção, no entanto, não é […]

Ler Mais
Entenda como funciona a Odontologia do Sono
Entenda como funciona a Odontologia do Sono

Você dorme bem? Acorda com cansaço muscular facial? Ronca ou sente falta de ar enquanto dorme? Cansado de acabar com o sono da(o) sua (seu) parceira(o)? Indicaremos o caminho!

Ler Mais
Bichectomia: vantagens e desvantagens
Bichectomia: vantagens e desvantagens

Assim como em todas as cirurgias, a Bichectomia envolve riscos e deve ser muito bem indicada

Ler Mais

Receba Nossa Newsletter

Preencha o cadastro abaixo e marque quais conteúdos produzidos pela Thuller Odontologia você deseja receber por e-mail (Odontopediatria, Clínica Geral, Odontologia, Estética, Implantes Dentários e Ortodontia).