Qual a idade certa para as crianças fazerem sua primeira visita ao dentista?

Odontologia, Odontopediatria, Dentista em Mogi das CruzesOdontologia, Odontopediatria, Dentista em Mogi das Cruzes

Com seis meses de vida começam a aparecer os primeiros dentinhos do bebê, é também nesse momento que deve acontecer a primeira visita ao dentista.

Mamães e papais assistam ao vídeo e entendam melhor sobre o nascimento dos dentinhos:

A Odontopediatria é o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças. Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram na infância. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.

Eles são os responsáveis pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Aliás, as mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, enquanto ainda tem um tempinho sobrando, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.

Você sabia que uma mãe gestante que come muito açúcar durante a sua gravidez pode viciar seu filho em doces ainda com o bebê dentro da sua barriga?

É com seis meses de vida que começam a aparecer os primeiros dentinhos do bebê. E é também nesse momento que deve acontecer a primeira visita ao dentista.

Se a primeira consulta do bebê acontecer logo que aparecer o primeiro dentinho, os pais podem ser orientados a acompanhar a erupção dos outros dentes e assim, possivelmente, a criança nunca terá uma cárie.

Estudos revelam que as mães são fontes de bactérias cariogênicas para as crianças podendo ser ainda consideradas como responsáveis pela contaminação e infecção dos filhos. Tudo isto somado aos hábitos prejudiciais a um meio bucal favorável às lesões pode se transformar em uma “janela de infecção. Portanto, a prevenção é e sempre será a palavra chave, tanto para as cáries, como para a saúde de uma maneira geral. “É preciso evitar sempre a “janela de infecção”, pois assim quebra-se um ciclo que favorece seu filho que está chegando, como também promove a saúde bucal da mamãe”.

Por que é tão importante cuidar dos dentes de leite?

Os dentes de leite são muito importantes para a fonação, mastigação, crescimento ósseo e para guiar o nascimento dos dentes permanentes.

Como nascem os primeiros dentinhos?

Do 6º ao 12º mês
Os incisivos centrais inferiores e em seguida os incisivos centrais superiores são os primeiros dentes a aparecer na boca do bebê.

De 9º a 16º mês
Nascem os incisivos laterais inferiores e superiores

De 13º a 19º mês
Os próximos dentes a erupcionar são os primeiros molares

De 17º a 23º mês
Nascem os dentes caninos

De 23º a 33º mês
A dentição decidual está completa com o nascimento dos segundo molares

Quando os dentes de leite estão nascendo pode doer um pouquinho. Isso é normal! O incômodo se dá pelo fato dos dentes empurrarem a gengiva.

IMPORTANTE
Os cuidados com a higiene bucal e com dentes de leite do bebê devem ser os mesmos que os tomados quando a criança já tem a dentição permanente.

Portanto, o melhor é prevenir e visitar o dentista regularmente!

 

Veja mais em nossa página no facebook »