Como prevenir cáries? 3 dicas para evitar dor de dente, problemas de mastigação e mau hálito

Prevenir cáriesPrevenir cáries

O que é cárie?

Cárie é a descalcificação do esmalte dental. Essa descalcificação causa buracos, ou cavidades que podem chegar até o nervo, a polpa do dente.

Principais sintomas

• Dor de dente
  • Problemas mastigatórios
  • Mau hálito

Como combater as cáries?

1º) Alimentação

São considerados “cariogênicos” os alimentos que, ao serem ingeridos, favorecem o aparecimento das cáries devido a ação de bactérias da Placa Bacteriana, que liberam ácidos e corroem os dentes.

“O grande vilão na alimentação é o açúcar” – afirma o Dr Ricardo Carrascosa. Portanto, é fundamental escorvar os dentes imediatamente após ingerir alimentos mais doces. Já os alimentos fibrosos são melhores para a saúde bucal, pois as fibras alimentares ajudam na limpeza dos dentes. Porém, isso não significa que não é mais necessária a escovação, muito pelo contrário, ela continua sendo a principal forma de prevenir cáries.

Conheça alguns alimentos que contribuem com a higiene bucal:

• leite,
  • iogurte,
  • queijos,
  • peixes,
  • repolho,
  • brócolis,
  • carne,
  • frango,
  • ovos,
  • nozes,
  • cereais,
  • frutas.

2º) Hábitos de higiene bucal

Normalmente, o mau hálito está relacionado com a língua, pois é nela que se armazena a “saburra bucal”, uma placa bacteriana esbranquiçada, podendo ainda ter a coloração amarelada ou amarronzada, que se forma na parte posterior (fundo) da língua.

Portanto, devemos sempre:

• Escovar os dentes
  • Passar o fio dental
  • Escovar muito bem a língua

3º) Visite o dentista regularmente

Procure orientação e avaliação de um profissional a cada 6 meses, se possível. A cárie é uma doença silenciosa. Uma saúde perfeita, começa com um sorriso saudável.

Veja mais em nossa página no facebook »